A
filosofia é uma atividade crítica porque consiste em procurar boas razões (ou
seja, bons argumentos) para aceitar ou recusar ideias sobre os problemas.
Mas
ser crítico não é «dizer mal». Ser crítico é avaliar cuidadosamente todas as
ideias (sejam nossas, dos nossos colegas ou de filósofos famosos) para tentar
saber se são verdadeiras (ou, pelo menos, plausíveis). Para isso, temos de
estudar essas ideias com imparcialidade.
n
Ser
crítico é analisar cuidadosa e
imparcialmente as ideias para procurar determinar se são verdadeiras ou falsas.
Ser
crítico também não é ser extravagante. […] Ser crítico não é dizer «não» só
para marcar a diferença. Ser crítico é dizer «sim», «não», ou até «talvez», mas
só depois de pensar por si e com base em bons argumentos.
A
atitude filosófica opõe-se à atitude dogmática.
n
Ser
dogmático é recusar-se a analisar
cuidadosa e imparcialmente as ideias, declarando-as verdadeiras ou falsas sem
boas razões para isso.
Uma
pessoa dogmática recusa-se a avaliar criticamente as suas ideias preferidas; ou
finge que o faz mas só aceita argumentos a seu favor ou contra as posições de
que gosta.
A
filosofia opõe-se ao dogmatismo. É uma atividade crítica e por isso dialogante;
consiste em discutir ideias. […] Em filosofia discutimos criticamente para
chegar à verdade das coisas, independentemente de saber quem «ganha» a
discussão. […]
Porque
a filosofia é uma atividade crítica, fazer filosofia implica avaliar
cuidadosamente os nossos preconceitos mais básicos. Isto faz da filosofia uma
atividade um pouco melindrosa. Em geral, temos tendência para nos agarrarmos
acriticamente aos nossos preconceitos, porque organizam a maneira como vemos o
mundo e a vida, dando‑nos uma certa sensação de segurança. A filosofia, pelo
contrário exige abertura de espírito e disponibilidade para pensar livremente,
pondo muitas vezes em causa os nossos preconceitos mais queridos. Mas o que é
um preconceito?
n
Um
preconceito é uma ideia que tomamos
como verdadeira sem razões para tal.
[…]
O que faz de uma ideia um preconceito não é a sua falsidade, mas sim o facto de
nunca termos pensado criticamente nas razões a favor e contra essa ideia.
Questões:
- Por que razão é a filosofia uma atividade crítica?
- O que é o dogmatismo? Explique e dê exemplos.
- O que é um preconceito? Dê alguns exemplos, explicando por que razão são preconceitos.
- Diga se as seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas e justifique a sua resposta:
a) Todos os preconceitos são ideias
falsas.
b) Alguns preconceitos são ideias
falsas.
c) Ser crítico é dizer mal dos outros.
d) A filosofia opõe-se ao dogmatismo.